Welcome to AikiWeb Aikido Information
AikiWeb: The Source for Aikido Information
AikiWeb's principal purpose is to serve the Internet community as a repository and dissemination point for aikido information.

Sections
home
aikido articles
columns

Discussions
forums
aikiblogs

Databases
dojo search
seminars
image gallery
supplies
links directory

Reviews
book reviews
video reviews
dvd reviews
equip. reviews

News
submit
archive

Miscellaneous
newsletter
rss feeds
polls
about

Follow us on



Home > AikiWeb Aikido Forums
Go Back   AikiWeb Aikido Forums > Foreign Language Aikido Discussions > Portuguese

Hello and thank you for visiting AikiWeb, the world's most active online Aikido community! This site is home to over 22,000 aikido practitioners from around the world and covers a wide range of aikido topics including techniques, philosophy, history, humor, beginner issues, the marketplace, and more.

If you wish to join in the discussions or use the other advanced features available, you will need to register first. Registration is absolutely free and takes only a few minutes to complete so sign up today!

Reply
 
Thread Tools
Old 04-26-2007, 02:22 AM   #26
sakuraba
Dojo: katsugen kai - porto
Join Date: Mar 2007
Posts: 4
Portugal
Offline
Re: Lingua portuguesa

Eu tb concordo que iniciar varias artes marciais em simultaneo pode causar alguma confusão, no entanto tb pode ser responsável por não ganahrmos "vicios" numa dada arte e depois temos de corrigir cada vez que iniciamos uma nova actividade.
Eu acho que quando bem praticado na sua totalidade (atemi waza, projecçºoes e prisões) o aikido é excelente, mas já reparei noutros forums que o aikido e os aikidokas (não todos mas a malta generaliza) têm muito má fama porque acham que o treino estático não é bem visto e andam por aí muitos convencidos a dizer que o aikido é o melhor e que conseguem derrotar toda a gente só com o olhar (é exagero claro... já o olhar e o bafo ao mesmo tempo..)
Eu gostava de saber se vcs treinam fora do dojo... para situações de conflito com os vossos amigos ou algo assim, de forma a estar melhor preparados.
  Reply With Quote
Old 04-26-2007, 06:28 AM   #27
Paulo Barreto
Dojo: Faculdade de Ciências (APADA)
Location: Lisbon
Join Date: Nov 2006
Posts: 16
Portugal
Offline
Re: Lingua portuguesa

Olá Berto,

O treino que faço em casa é mais de suburis (geralmente de Ken que não tenho espaço para os de Jo) e algumas técnicas de Taijutsu sozinho para tentar corrigir a postura e outros pequenos erros que tenha detectado nos treinos.

Por isso creio que relativamente a treinar fora do dojo "para situações de conflito com os vossos amigos ou algo assim, de forma a estar melhor preparados" teria que dizer que não.

Abraço!
  Reply With Quote
Old 04-27-2007, 05:25 AM   #28
Mauricio Camargo
 
Mauricio Camargo's Avatar
Dojo: Kokoro Dojo
Location: Sorocaba
Join Date: May 2006
Posts: 11
Brazil
Offline
Re: Lingua portuguesa

Olá pessoal...
Sobre utilizar o aikido como defesa pessoal: nesses 12 anos de treino só precisei utilizá-lo 1 unica vez. Não houve outra alternativa. Mas tudo se resolveu sem maiores problemas. Ainda bem!
Agora, no dia a dia, utilizo aikido sempre. Evito confrontos e tento resolver todas as situações com as quais me defronto harmoniosamente. Nem sempre consigo. Mas sei que estou no caminho certo.
Abraços a todos

  Reply With Quote
Old 04-27-2007, 08:23 AM   #29
Paulo Barreto
Dojo: Faculdade de Ciências (APADA)
Location: Lisbon
Join Date: Nov 2006
Posts: 16
Portugal
Offline
Re: Lingua portuguesa

Mauricio,

Essa é uma das maiores diferenças que encontro entre a minha prática de Karate e a de Aikido. O que aprendo no Aikido é bem mais do que a técnica e tem impacto na forma como lido com as pessoas.

Mas creio que isso também depende da razão pela qual as pessoas praticam. Quando comecei a praticar Karate uma das grandes razões foi auto-defesa. No entanto na minha prática de Aikido estou mais interessado em vencer-me a mim próprio do que os outros, uma dimensão que realmente faltava na minha prática de Karate.

O que não quer dizer que a prática da arte em busca de auto-defesa seja errada, apenas não é o meu objectivo actualmente.

Abraços!
  Reply With Quote
Old 04-30-2007, 05:06 PM   #30
FiuzA
 
FiuzA's Avatar
Dojo: CNG/Parede
Location: Cascais, Portugal
Join Date: Jan 2007
Posts: 64
Portugal
Offline
Re: Lingua portuguesa

e ainda bem Paulo que é esse o teu objectivo agora pois, na minha perspectiva, é esse o principal interesse e objectivo de se praticar aikido: vencer-nos a nos proprios e nao os outros.

Eu até costumo dizer que quem procura auto-defesa, principalmente, o melhor se calhar é procurar outro tipo de arte marcial ou desporto de combate mais vocacionado para o efeito, mas lá está, nao quero com isto dizer que o aikido nao é próprio para auto-defesa. É-o, mas no tempo e hora certos, isto é, ao nosso nível, de aprendizes (tal como eu me considero) precisamos de dominar muito melhor esta arte para poder utiliza-la eficazmente em 'combate', pois, nesta fase do campeonato, o aikido ajuda-nos noutros tipos de combate, em minha opiniao, bem mais importantes: os combates do dia-a-dia, no everyday's life, como costuma dizer o meu sensei.

Quando deixarmos de ser aprendizes de feiticeiro, e depois de muitos anos a utilizar o aikido no nosso dia-a-dia, teremos, eventualmente, a capacidade de utilizar eficazmente o aikido num combate real, mas nessa altura, com tanto ano de aikido do nosso dia-a-dia, esse combate nem se travará. É chegar a um ponto tal de carisma, de postura de vida, de experiencia de aikido, que combates reais nao se travarão.

Enfim, este será o objectivo, a longo-prazo, (um pouco fantasiado) máximo e perfeito, o que será práticamente impossivel, mas é para isto que trabalhamos (eu, pelo menos) nos treinos.

É esta a minha visão da coisa

Um abraço e boas práticas

Last edited by FiuzA : 04-30-2007 at 05:08 PM.
  Reply With Quote

Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

vB code is On
Smilies are On
[IMG] code is Off
HTML code is Off

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Um Forum Em LÍngua Portuguesa Kami Portuguese 10 09-01-2010 06:20 AM


All times are GMT -6. The time now is 11:58 PM.



vBulletin Copyright © 2000-2024 Jelsoft Enterprises Limited
----------
Copyright 1997-2024 AikiWeb and its Authors, All Rights Reserved.
----------
For questions and comments about this website:
Send E-mail
plainlaid-picaresque outchasing-protistan explicantia-altarage seaford-stellionate