View Single Post
Old 03-21-2005, 10:59 AM   #1
kimusubi0
 
kimusubi0's Avatar
Dojo: Estádio Universitário de Lisboa
Location: Linda-a-Velha
Join Date: May 2001
Posts: 83
Portugal
Offline
Stanley Pranin - Aiki Journal #109

Editorial de Stanley Pranin Aikido Journal #109 (Fall/Winter 1996)

<<<<Será Que O'Sensei é Mesmo O Pai Do Aikido Moderno?
....../A minha teoria é, simplesmente, que o Aikido que nós conhecemos hoje em dia não é a arte praticada e ensinada por O´Sensei, mas sim uma das muitas formas derivadas, desenvolvidas por alunos chave que estudaram sob o Fundador por períodos de tempo muito curtos. /.....>>>>

__________________________________________________


"Formas derivadas" poderia induzir alguém a acreditar que melhor se "macaqueia" O Sensei Morihei Ueshiba, melhor conseguimos perceber o seu ensinamento.

Será que uma pessoa essencialmente virada para a violência pura e simples, vai entender na sua prática, a noção de "harmonia com o universo", pela simples imitação dos movimentos de Mestre Morihei Ueshiba (mesmo que seja em presença do próprio O Sensei)?
Será que ao nível do absoluto, existe algum "shionage" que possa demonstrar cabalmente uma realidade dificilmente demonstrativa?
Imagina que um sábio que acaricia a cabeça, e acalma desta forma, um furioso indivíduo.
Será que alguém que o vai imitar terá o mesmo sucesso (e claro a mesma compreensão e amor)?

Simplesmente o ensinamento de Morihei Ueshiba não se limita só a reproduções de técnicas, mas da compreensão dum ensinamento onde a vida quotidiana, os saberes, a sabedoria, e os shionages são incluídos num todo onde a nossa percepção imediatista terá alguma dificuldade para discernir.

Jean-Marc
____________

"Tu as le droit à l'action, mais seulement à l'action, et jamais à ces fruits; que les fruits de tes actions ne soient point ton mobile; et pourtant ne permets en toi aucun attachement à l'inaction. Bh G"
  Reply With Quote