View Single Post
Old 04-30-2007, 05:06 PM   #30
FiuzA
 
FiuzA's Avatar
Dojo: CNG/Parede
Location: Cascais, Portugal
Join Date: Jan 2007
Posts: 64
Portugal
Offline
Re: Lingua portuguesa

e ainda bem Paulo que é esse o teu objectivo agora pois, na minha perspectiva, é esse o principal interesse e objectivo de se praticar aikido: vencer-nos a nos proprios e nao os outros.

Eu até costumo dizer que quem procura auto-defesa, principalmente, o melhor se calhar é procurar outro tipo de arte marcial ou desporto de combate mais vocacionado para o efeito, mas lá está, nao quero com isto dizer que o aikido nao é próprio para auto-defesa. É-o, mas no tempo e hora certos, isto é, ao nosso nível, de aprendizes (tal como eu me considero) precisamos de dominar muito melhor esta arte para poder utiliza-la eficazmente em 'combate', pois, nesta fase do campeonato, o aikido ajuda-nos noutros tipos de combate, em minha opiniao, bem mais importantes: os combates do dia-a-dia, no everyday's life, como costuma dizer o meu sensei.

Quando deixarmos de ser aprendizes de feiticeiro, e depois de muitos anos a utilizar o aikido no nosso dia-a-dia, teremos, eventualmente, a capacidade de utilizar eficazmente o aikido num combate real, mas nessa altura, com tanto ano de aikido do nosso dia-a-dia, esse combate nem se travará. É chegar a um ponto tal de carisma, de postura de vida, de experiencia de aikido, que combates reais nao se travarão.

Enfim, este será o objectivo, a longo-prazo, (um pouco fantasiado) máximo e perfeito, o que será práticamente impossivel, mas é para isto que trabalhamos (eu, pelo menos) nos treinos.

É esta a minha visão da coisa

Um abraço e boas práticas

Last edited by FiuzA : 04-30-2007 at 05:08 PM.
  Reply With Quote