View Single Post
Old 04-10-2007, 05:33 AM   #25
Paulo Barreto
Dojo: Faculdade de Ciências (APADA)
Portugal
Re: Lingua portuguesa

Olá Berto,

Antes de começar a responder quero só relembrar que pratico Aikido à pouco tempo sendo que a minha opinião vale o que vale.

Respondendo às tuas questões:
- De momento apenas pratico Aikido, no entanto uns anos antes de iniciar a minha pratica de Aikido pratiquei Karate durante alguns anos.

- Nunca tive que me defender utilizando o que aprendi nem no Aikido nem no Karate.

- Quanto ao que acho do Aikido comparado com as outras artes... bom eu pratico Aikido . Não quero dizer que o Aikido seja a melhor arte-marcial que exista nem que sirva para toda a gente. No entanto creio que é a melhor para mim.

- Sobre combinar o treino de Aikido com outras artes, não vejo grande mal dependendo das artes que se praticam. Creio que existem artes-marciais que podem complementar a prática de Aikido (o meu treino prévio em Karate ajuda-me a efectuar ataques mais sinceros e noto que por vezes falta algum treino a nível de ataque ao psl que só pratica Aikido). Não sei é até que ponto é que não possa causar confusão (praticar duas artes ao mesmo tempo) sem primeiro aprender as bases de uma delas.

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Abraço!
  Reply With Quote