View Single Post
Old 04-01-2005, 11:27 AM   #2
kimusubi0
 
kimusubi0's Avatar
Dojo: Estádio Universitário de Lisboa
Location: Linda-a-Velha
Join Date: May 2001
Posts: 83
Portugal
Offline
Re: Stanley Pranin - Aiki Journal #109

Também esta afirmação parece deixar a ideia que se alguém vive muito tempo ao pé dum Professor, ele tem automaticamente uma vantagem absoluta na compreensão de qualquer coisa em relação a outros que passaram pouco tempo ao pé dele.
Esta afirmação gratuita premia a noção de quantidade em relação a qualidade.
Também não quer dizer que alguém que fica muito tempo tem automaticamente uma desvantagem qualquer ao nível da compreensão!
O que é discutível, é fazer afirmações genéricas e absolutas que implicam indirectamente uma avaliação pouco cuidada de terceiros.

Muitas vezes, o Sr Stanley Pranin expõe alguns factos, que apresenta com a sua interpretação pessoal, ou ainda com a interpretação pessoal do Mestre Morihiro Saito que chama de "historia" num excesso de simplificação.
O que esta em questão é a rejeição implícita do trabalho e do grande valor dos outros Mestres, alunos de Morihei Ueshiba.
Mas não será necessário dizer que houve uns alunos melhores e outros piores, mas neste nível da conversa, não é fundamental de fazer uma comparação que nada tem a ver com a Historia.

Jean-Marc
____________

"Tu as le droit à l'action, mais seulement à l'action, et jamais à ces fruits; que les fruits de tes actions ne soient point ton mobile; et pourtant ne permets en toi aucun attachement à l'inaction. Bh G"
  Reply With Quote