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-   -   Stanley Pranin - Aiki Journal #109 (http://www.aikiweb.com/forums/showthread.php?t=7756)

kimusubi0 03-21-2005 10:59 AM

Stanley Pranin - Aiki Journal #109
 
Editorial de Stanley Pranin Aikido Journal #109 (Fall/Winter 1996)

<<<<Será Que O'Sensei é Mesmo O Pai Do Aikido Moderno?
....../A minha teoria é, simplesmente, que o Aikido que nós conhecemos hoje em dia não é a arte praticada e ensinada por O´Sensei, mas sim uma das muitas formas derivadas, desenvolvidas por alunos chave que estudaram sob o Fundador por períodos de tempo muito curtos. /.....>>>>

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"Formas derivadas" poderia induzir alguém a acreditar que melhor se "macaqueia" O Sensei Morihei Ueshiba, melhor conseguimos perceber o seu ensinamento.

Será que uma pessoa essencialmente virada para a violência pura e simples, vai entender na sua prática, a noção de "harmonia com o universo", pela simples imitação dos movimentos de Mestre Morihei Ueshiba (mesmo que seja em presença do próprio O Sensei)?
Será que ao nível do absoluto, existe algum "shionage" que possa demonstrar cabalmente uma realidade dificilmente demonstrativa?
Imagina que um sábio que acaricia a cabeça, e acalma desta forma, um furioso indivíduo.
Será que alguém que o vai imitar terá o mesmo sucesso (e claro a mesma compreensão e amor)?

Simplesmente o ensinamento de Morihei Ueshiba não se limita só a reproduções de técnicas, mas da compreensão dum ensinamento onde a vida quotidiana, os saberes, a sabedoria, e os shionages são incluídos num todo onde a nossa percepção imediatista terá alguma dificuldade para discernir.

kimusubi0 04-01-2005 11:27 AM

Re: Stanley Pranin - Aiki Journal #109
 
Também esta afirmação parece deixar a ideia que se alguém vive muito tempo ao pé dum Professor, ele tem automaticamente uma vantagem absoluta na compreensão de qualquer coisa em relação a outros que passaram pouco tempo ao pé dele.
Esta afirmação gratuita premia a noção de quantidade em relação a qualidade.
Também não quer dizer que alguém que fica muito tempo tem automaticamente uma desvantagem qualquer ao nível da compreensão!
O que é discutível, é fazer afirmações genéricas e absolutas que implicam indirectamente uma avaliação pouco cuidada de terceiros.

Muitas vezes, o Sr Stanley Pranin expõe alguns factos, que apresenta com a sua interpretação pessoal, ou ainda com a interpretação pessoal do Mestre Morihiro Saito que chama de "historia" num excesso de simplificação.
O que esta em questão é a rejeição implícita do trabalho e do grande valor dos outros Mestres, alunos de Morihei Ueshiba.
Mas não será necessário dizer que houve uns alunos melhores e outros piores, mas neste nível da conversa, não é fundamental de fazer uma comparação que nada tem a ver com a Historia.

kimusubi0 04-04-2005 03:37 AM

Re: Stanley Pranin - Aiki Journal #109
 
Dizer que Morihiro Saito Sensei não modificou as técnicas de Morihei Ueshiba Sensei é no mínimo discutível.

Há uma coisa certa, é que a pedagogia de Morihiro Saito Sensei não é a mesma que Morihei Ueshiba Sensei.

Morihiro Saito Sensei modificou completamente o ensino de Morihei Ueshiba Sensei introduzindo programas e uma sistematização que não existia antes.
A explicação, foi de dizer que era para ensinar mais facilmente a um grande número de pessoa; mas quem pode dizer que estas alterações são completamente inocentes, e que não tem consequências de monta em relação a mensagem de Morihei Ueshiba Sensei?
Claro, duma maneira, cem por cento segura, só alguém que percebeu na íntegra a sua mensagem.

Agora ninguém pode auto proclamar-se, o único que entendeu…
Porque assim, até parece que se trata duma promoção de sabonete!

Não é humanamente possível reproduzir algo sem "irremediavelmente" interpreta-lo a sua maneira.

A superstição que consista a acreditar que é possível transmitir algo sem se implicar naquilo que é transmitido (com todos os defeitos e qualidades que isso implica) não é uma coisa razoável.

O problema é saber se alguém percebeu a mensagem de Morihei Ueshiba Sensei, e consegue na medida das suas limitações, transmitir esta mesma mensagem (através de movimentos, cuja forma, intenção e conteúdo, respeitam esta mesma mensagem).


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