AikiWeb Aikido Forums

AikiWeb Aikido Forums (http://www.aikiweb.com/forums/index.php)
-   Portuguese (http://www.aikiweb.com/forums/forumdisplay.php?f=66)
-   -   Aikikai.pt (http://www.aikiweb.com/forums/showthread.php?t=6404)

Pedro 09-05-2004 09:58 PM

Aikikai.pt
 
OLA A TODOS!

Alguem me sabe explicar como esta organizado o Aikido em Portugal? Quem representa a Aikikai Org. e quais os escolas/dojos associados?
Eu pratico no Honbu dojo, a minha graduacao e reconhecida em Portugal, por quem?
Obrigado pela atencao.

kimusubi0 09-06-2004 04:13 AM

Re: Aikikai.pt
 
Caro Pedro
O unico representente oficial do Aikikai é o Prof Luis Antunes, 6 dan de Aikido.

Pedro 09-10-2004 08:17 AM

Re: Aikikai.pt
 
Caro Jean,
O Prof. Luis Antunes tem ligação com a Aikikai no Japão.
Quando pergunto por ele ninguem o conhece , nem o Doshu , nem o responsavel pelas associações internacionais do Honbu dojo...

kimusubi0 09-10-2004 12:21 PM

Re: Aikikai.pt
 
Caro pedro
Não sei então...
Pode ver no site deste senhor:
http://aiki-la.com/calendario_tecnic...cosAikikai.htm
Cumprimentos
Jean-Marc Duclos

Bruno jesus 11-03-2004 08:14 AM

Re: Aikikai.pt
 
Quote:

Pedro Ribeiro wrote:
OLA A TODOS!

Alguem me sabe explicar como esta organizado o Aikido em Portugal? Quem representa a Aikikai Org. e quais os escolas/dojos associados?
Eu pratico no Honbu dojo, a minha graduacao e reconhecida em Portugal, por quem?
Obrigado pela atencao.

Olá Pedro,
As coisas em portugal estão complicadas em termos de quem representa a Aikikai. Em principio deveria ser a Federação Portuguesa de Aikido (FPA) a representante. No entanto eu pertenço a uma associação chamada Associação Aikikai de Portugal (AKP) a qual técnicamente é orientada por um 6º dan e dois 4º dan Aikikai. A federação não reconhece a nossa Associação e apresenta como argumento legal que nós não praticamos Aikido mas sim uma modalidade chamada Aikikai... Só este argumento deve dar para teres uma ideia do mau nome que a federação está a dar da Aikikai...
Se quiseres mais informação podes contactar-me directamente ou consultar uma discussão publica de outra associação descontente com a FPA em http://www.aikideai.com/article.php?sid=125
Até breve
Bruno

Pedro 11-23-2004 05:51 AM

Re: Aikikai.pt
 
oi bruno!

muito prazer ! muito obrigado pela explicação.
finalmente alguém me dá alguma informaçáo clara. Pareces'me uma pessoa bastante razoavel com profundo conhecimento da actual situação do Aikido em Portugal.
Supreende me como é que num país tão pequeno existem tantas divergências e tanta ganância pelo protagonismo por uma minoria que é o Aikido; será pelo negòcio?, não me parece!! Enfim ...
pelo que li a situacão não é facil. para resumir será:

Em portugal somos meia duzia de gatos pingados e cada qual puxa para seu lado dizendo mal uns dos outros, estou correcto? Pergunto onde está a definição de AIKIDO, harmonia e o significado de todas as outras palavras bonitas e poeticas que a malta escreve neste forum...
Eu pratico no honbu dojo em tokyo e um dia quando regressar a portugal que deverei fazer?? sinceramente gostaria de treinar num sitio que sinta prazer pela pratica e que me mantivesse ligado directamente ao Honbu dojo que é a minha escola e referencia. Assim sendo não sei que fassa, a quem me devo dirigir? ou deverei formar mais um grupinho e entrar em guerras e politiquices com todos vós. Sei que nâo é facil mas apelo a todos vós pela união. No aikido não existem vitórias nem derrotas e penso que náo é um negocio rentavel, muito pelo contrário. Unir forças e respeitar diferenças é importante para todos trabalhem como um só objectivo; O AIKIDO

Um abraço

Bruno jesus 11-24-2004 07:28 AM

Re: Aikikai.pt
 
Oi Pedro,

Quote:

Supreende me como é que num país tão pequeno existem tantas divergências e tanta ganância pelo protagonismo por uma minoria que é o Aikido
Pois a mim também...

Acho que não te precisas de preocupar muito com o reconhecimento da tua graduação. Falando simples e directamente, não acredito que quem venha de fora tenha problemas no reconhecimento da suas graduações Aikikai. Independentemente do grupo a que te juntes. As divergências são quase todas pessoais e de incompatibilidades de personalidades. Por vezes as divergências/amuos são tão grandes que roçam o surrealismo, o exemplo do post anterior é um caso desses.... A federação que é a representante legal da Aikikai em portugal para que nós não nos possamos juntar à federação alega que practicamos uma modalidade desportiva chamada Aikikai que eles não conhecem. Desculpa insistir nisto mas isto tira-me do sério... O mestre N.Tamura Shihan (8º dan Aikikai) deu um estágio há cerca de um mês e não apareceu ninguem da Federação...faz sentido? Para mim não...

Quando vieres a Portugal dás uma olhadela nas federações/associações que existem e decides por ti quem melhor se enquadra nas tuas necessidades. Em ultimo caso podes sempre fazer mais um grupo :D porque à mesa de um pobre cabe sempre mais um ;) Eu estou contente onde estou! Mais ficaria se deixassem a nossa Associação entrar para a FPA!

Obrigado por ouvires(leres) os meus desabafos!
Abraço,
Bruno

kimusubi0 12-11-2004 08:58 AM

Re: Aikikai.pt
 
Quote:

Pedro Ribeiro wrote:
Supreende me como é que num país tão pequeno existem tantas divergências e tanta ganância pelo protagonismo por uma minoria que é o Aikido; será pelo negòcio?, não me parece!!

Caro Pedro Ribeiro
Sou português ("apesar do meu nome") e com muito orgulho de sê-lo, e não vejo que em Portugal, temos uma taxa de delinquentes maior que em qualquer outro país.
O fenómeno comercial existe em todo lado, e em todo os países e há um comercial honesto e um comercial desonesto.
Relativamente ao Aikikai, gostaria de lhe dizer também que existe no seu seio (como no resto da sociedade) pessoas de grande valor e pessoas que não interesse a ninguém.
A escola Aikikai não é uma escola homogénea, há vários shihan que tem leituras diversas do Aikido. Acho todas essas leituras são merecedoras da nossa melhor atenção.
Se o meu instinto funciona bem, e se me permite este palpite, penso que a escola portuguesa que se adequa melhor ao seu perfil, será a AKP, com o Prof. Luís Antunes, 6º dan do Aikikai (aluno do Mestre Nobuyoshi Tamura).
Com os meus melhores cumprimentos.

Meike 01-18-2005 11:16 AM

Re: Aikikai.pt
 
Eu ouvi, que o Sr. Antunes tem uma boa techniqua, mas gosta demais ter autoridade e dinheiro.
É so conversa?
O que e que voces pensam?
É necessario para pessoas que querem representar a linha do Ueshiba para tambem estar boas exemplos considerando honestidade, integridade e talvez tambem spiritualidade , ou nao?

Bruno jesus 01-19-2005 03:17 AM

Re: Aikikai.pt
 
Caro Meike,

Envio as moradas e horários dos dojos onde o Prof.Antunes ensina. A melhor maneira de conhecer uma pessoa é falar com ela. Não me ficava muito bem se começasse a escrever coisas que me disseram sobre o Meike sem o conhecer, certo?

Clube: Atlético de Alvalade
Morada: Rua Acácio Paiva, nº 20 em Lisboa
Horário: 3ª e 5ª feira das 20 às 21 horas

Associação de Beneficência e Socorros Amadeu Duarte
(Bombeiros da Parede)
Avª dos Bombeiros Voluntários na Parede
Horário: 2ª, 4ª e 6ª feira das 20,00 às 21,30 horas.

Grupo Desportivo do I.N.E.
Avª Dr. António José d´Almeida, Lisboa (à Alameda/Prª de Londres)
Horário: 3ª e 5ª das 17,30 às 19,30 horas

Cumprimentos,
Bruno

kimusubi0 01-19-2005 03:35 AM

Re: Aikikai.pt
 
Bom dia
Se alguem é representente da Coca-Cola, no acto de fazer pintura, é desnecessario qualificar o pintor de representente da Coca-Cola.
Se alguem pertence a uma igreja qualquer, o acto de rezar é universal, e não obrigatoriamente circunscrito a qualquer igreja.
No acto de ensinar um Professor é representente de ninguem.
No Aikido, o que conta é a pessoa, e não o rotulo "Aikikai" "cinto X", ou qualquer outro.
Conheço superficialmente o Prof Luís Antunes, o que posso dizer é que é uma pessoa competente para ensinar Aikido.
Relativamente aos aspectos pessoais e negativos, penso que devemos ter alguma contenção para julgar terceiros (ou pior... dar palpitos).
Num divorcio, quando alguem é enganado, sempre pode-se queixar-se.
Mas sera que a "vitima" é completamente isenta? Nem sempre!
Quando escolhemos um destino qualquer, estamos a criar uma situação. A nossa escolha é determinante.
Tambem, pode não ser uma escolha, mas uma mera distração.
Apontar os erros dos outros é sempre mais facil, mesmo quando temos razão.
Muita vezes a nossa mente tem a mania de querer se transformar num tribunal, cuja as competencias são cada vezes maiores.
Não devemos dar ouvidos ao pequeno ditador que somnola em nós.

Finalmente, para avaliar um Professor de Aikido neste caso, é confiar nas suas capacidades e intuição.

Com os meus melhores cumprimentos


All times are GMT -6. The time now is 06:26 AM.

Powered by: vBulletin
Copyright ©2000 - 2014, Jelsoft Enterprises Ltd.