AikiWeb Aikido Forums

AikiWeb Aikido Forums (http://www.aikiweb.com/forums/index.php)
-   Portuguese (http://www.aikiweb.com/forums/forumdisplay.php?f=66)
-   -   Comportamento do Uke (http://www.aikiweb.com/forums/showthread.php?t=5772)

Bitbull 06-06-2004 11:46 AM

Comportamento do Uke
 
Olá a todos!

pratico aikidô já há bastante tempo. Ao longo desse tempo sempre batalhei para ser um bom nague, mas principalmente um bom uke. Isso me levou a analisar a reação das pessoas com quem treino.
Acho que o bom uke é aquele que disponibiliza não só o corpo dele, mas sua energia para que o nague possa executar a técnica. O que vocês acham?

Waldir 08-24-2004 10:12 AM

Re: Comportamento do Uke
 
Concordo contigo , mas todos sabemos que temos que ter paciência com os iniciantes , pois um jiu waza feito com um graduado parece uma coisa e o mesmo movimento feito com um 5kyu é outra bem diferente , ainda que o iniciante aplique toda sua energia......

Bitbull 08-24-2004 09:43 PM

Re: Comportamento do Uke
 
Ola Waldir!

Na verdade não penso nem em jiu waza,, já que aí não nos preocupamos exatamente com forma. Mas no dia a dia, naquela pessoa que em um katate tori te segura sem energia nenhuma. No meu entender a matéria prima do aikidô é a energia, sem ela presente não há aikidô.

Um abraço!

Usagi 08-26-2004 10:30 PM

Re: Comportamento do Uke
 
Acredito que a questao eh respeito.

Tem gente que gosta de treinar duro, e eles estao certos.

Tem gente que gosta de treinar suave, buscando puramente um movimento bonito, e estas pessoas tambem estao certas.

Eu treino do jeito que gere a melhor experiencia para ambos (suave com quem gosta e duro com quem aguenta).

Na pratica, o acordo social deve ser sempre respeitado.

Devido ao passado do AiKiDo algumas pessoas levam muito a serio a questao do "forjar o espirito", "iluminacao espiritual"...e eh facil pessoas assim usarem o AiKiDo para se tornar um "Mestre iluminado" ou "Mestre guerreiro", cuja "iluminacao" ou "tecnica" sao mais fruto da passividade dos alunos do que de qualquer habilidade real (seja ela fisica ou "espiritual").

Para quem gosta de treinar forte, procure colegas de opiniao similar.

Para quem gosta de treinar suave, procurem colegas de mesma opiniao.

De vez em quando tentem experimentar a abordagem daqueles que possuem opiniao divergente, nem que seja para entende-los melhor.

Para ambos, nao tentem forcar sua opiniao uns aos outros, pois no fim do dia, o que conta mesmo eh a experiencia no tatame lhe ajudar a se conhecer melhor e encontrar aquilo que lhes pareca certo e natural.

Bitbull 08-27-2004 09:55 AM

Re: Comportamento do Uke
 
Ola Renato!

Entendo o que diz, sem bom senso e respeito não há nada,no meu ponto de vista. Cada um tem seu ritmo e devemos aprender a segui-lo. No entanto a sensação de frustração ao final do dia quando o treino é feito sem energia(sem ser sinônimo de trienar forte ou violento) é inevitável, além de não permitir que vc treine. Aikido para mim é diálogo, o uke coloca energia, o nague também e a partir dali desenvolve-se uma "conversa". Se o uke segura(em caso de katatetori, por exemplo) de qualquer forma(sem "empurrar" ou "puxar") não há necessidade da técnica uma vez que nada está acontecendo. Da mesma forma o nague que aplica a técnica de forma "leve" demais.
Claro que ainda falta muito para mim, tenho vários erros e problemas, mas um treino mais energético acho que seria a única maneira de esclarecer essas dúvidas.
Bom, espero que tenham me entendido.

Um abraço!

Usagi 08-27-2004 01:01 PM

Re: Comportamento do Uke
 
Eu entendo :)

Tambem me frustro quando a pessoa parece nao entender o aspecto marcial do AiKido, ficando apenas com o aspecto estetico.

Minha preocupacao eh manter em mente que diferentes pessoas tem diferentes objetivos em suas praticas e aprender a respeitar a diversidade de opinioes eh, a meu ver, a mensagem mais importante do AiKiDo.

Quando vc invade o "centro" de outra pessoa (tentar impor sua opiniao por exemplo) vc estah abrindo mao de seu equilibrio tentando se impor ao outro; se a outra pessoa estiver firmemente equilibrada vc vai cair e com a mesma intensidade com que vc a atacou.

Um grande abraco


All times are GMT -6. The time now is 04:43 AM.

Powered by: vBulletin
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.