View Full Version : Tecnica correcta... ?
kimusubi0
09-21-2002, 03:45 AM
Bom dia
Quando podemos considerar uma técnica correcta? (ou o contrario)
Cumprimentos
CyBeRSqUaLl
05-26-2003, 11:46 AM
Olá,
vou responder a uma mensagem já (bastante) antiga, numa tentativa de reanimar este precioso forum em lingua portuguesa! :)
Li esta frase algures, 'Uma técnica está correcta quando nos permite atingir determinado objectivo' , por exemplo: ao praticarmos bokken para termos melhor percepção dos movimentos em tachiwazaa, estamos a aprender determinada tecnica, para atingir o objectivo de sermos mais fluidos durante a pratica. Se conseguirmos atingir este objectivo entao penso que a tecnica pode ser considerada correcta.
A minha curta experiencia limita o que posso dizer sobre isto, ainda é tudo muito confuso:confused: .Corrijam-me se estiver errado.
Abraços
Vasco
Waldir
08-24-2004, 10:20 AM
Olá amigos portugueses
Em meu entender , uma técnica pode se considerar correta , quando ouver fluidez , circularidade e principalmente ausência de força , com uso máximo do kouchi na aplicação da mesma .
Saudações
Bitbull
08-24-2004, 09:41 PM
Ola a todos!
A técnica está correta quando você imobiliza ou se livra do adversário, ou em termos bonitos do aikidô, quando o conflito foi encerrado.
Usagi
08-26-2004, 10:40 PM
Bem, em minha opiniao existem tres tipos de "Correteza" no AiKiDo :)
1. A tecnica estah correta, sob a perspectiva do combate ("fins justificam os meios"), quando o inimigo eh neutralizado ("se funcionou, foi AiKiDo" - Morihei Ueshiba).
2. A tecnica estah correta, sob a perspectiva dos paradigmas do AiKiDo, quando ela eh feita com o centro estavel, kokyu constante (o nage estah sempre em condicoes de realizar um atemi e fora do alcance dos atemi do uke), o mesmo movimento pode ser realizado com um bokuto ou jo (sem que sejam necessarias mudancas significativas na postura e/ou movimento) e o uke eh controlado sem sofrer dano (desde que ceda).
3. A tecnica estah correta quando voce a executa do jeito que seu SenSei desejava ver sendo executada.
No caso do criterio 2. diria mais:
A tecnica estah perfeita quando nem voce nem o uke sabem se ele foi derrubado ou caiu sozinho :)
Pedro
09-10-2004, 08:09 AM
Em AIKIDO uma tecnica esta correcta quando os movimentos te saem sem pensares e sem esforço. Quando tu e o teu adversario trabalham harmoniosamente com se ele fosse uma extensão do teu corpo. Para isso trabalho diariamente nos meus treinos...
Bitbull
09-10-2004, 10:01 AM
Ola a todos!
Concordo com o Renato e discordo do Pedro. A técnica pode ser harmoniosa, mas se não conseguir o objetivo final ou se não for feita pelo caminho correta, de nada adiantará. Entendo o que ele quer dizer e com certeza esse é o nosso objetivo, mas a execução da técnica correta é parte do caminho no meu ponto de vista.
Abraços!
Pedro
09-10-2004, 09:42 PM
Caro André,
Quando executas uma tecnica perante um adversario que já conheces, e quando sabes que waza pretendes fazer , é certo que podes ter um objectivo final. No entanto se praticares diariamente com individuos que não conheces dos 16 aos 70 anos e que nunca sabes como ele vai reagir aos teus movimentos essa ideia é irreal. Se quiseres fazer um control de nikyo a uma pessoa que não tem flexibilidade para tal e o não sabes antecipadamente, o teu nivel como aikidoka demonstra-se na tua capacidade de ajustar os teus movimentos com os do teu parceiro no momento, sem pensar, sentindo apenas .
Essa é os que os Shihans nos transmitem diariamente.
Um abraço pra todos.
Bitbull
09-11-2004, 02:02 PM
Olá Pedro!
Na verdade isso me leva a uma outra questão que coloquei aqui no fórum sobre como o uke deve se comportar. Você com certeza deve saber se adaptar, no treino, ao seu parceiro, seja como uke ou nage. Por outro lado, no seu exemplo, se você aplicar o nikkyo(ou seja lá como se escreva isso) e a pessoa "for para onde você imaginou que ela iria" então a sua técnica estaria correta uma vez que centro dela estaria controlado. Mas se ela não for mas assim mesmo ela "sentir dor" e for obrigada a se abaixar de qualquer maneira também estaria certa. Claro que uma técnica vai funcionar melhor com aikidocas mais avançados e menos com iniciantes. Mas o objetivo da técnica foi alcançado de qualquer forma.
Bom, você está no Japão e não tenho nem possibilidade de realmente discutir com você. Recentemente o sensei Sugawara esteve aqui fazendo um seminário e gostei do "estilo" dele, onde ele ressaltou o que você diz. Um aikidô elegante e, aparentemente, muito forte.
Espero que tenha conseguido me entender, é difícil explicar uma técnica.
Um abraço a todos!
Pedro
09-22-2004, 10:18 PM
Caro André,
Penso que entendo o que queres dizer, e não discordo.
É muito dificil explicar por palavras uma técnica tal como é dificil executa-la com perfeição.
É claro e é natural que ao sentir dor nos abaixemos o que faz com que tecnica seja correcta. No entanto penso que esse não é o caminho a seguir para que se tenha uma vida longa e evolutiva como aikidoka. O Aikido resume-se entre outras coisas ao vazio. Quando executas uma Tecnica deves procurar exucuta-la no vazio do oponente, quando e para onde ele não espera que puxes/empurres/controles.
É certo que se obrigares o oponente a ceder devido a dôr pela tecnica que executas tambem esta correcto, mas sempre encontras alguém mais resistente á dôr, ou mais flexivel ou simplesmente mais forte em que não o consegues dominar dessa forma. Por isso acho que o Aikido é um trabalho diario a tentar sentir o desiquilibrio, o vazio de cada um no momento do ataque e aí executar a tecnica sem esforco. Aí vai parecer elegante e harmonioso como referiste.
Um abraço.
vBulletin Copyright © 2000-2012 Jelsoft Enterprises Limited