kimusubi0
09-09-2006, 12:54 AM
Mu kamae é normalmente traduzido por: "a guarda vazia ". É importante dizer que não se trata duma posição formal, que também não pretende renegar nada, nem a pertinência dos alinhamentos (com grandes vantagens e poucos inconvenientes), nem os outros detalhes táticos ou técnicos.
Mu kamae, só pode ser entendido por alguém que já ultrapassou a técnica, depois de tê-la compreendida na sua carne e nos seus ossos, e que não deixou de reparar a sua relatividade e sua condicionada imperfecção. (já adivinharão! :D Não é o meu caso)
Mu kamae acaba por não pôr a razão sempre em primeiro plano (sem se sentir obrigado de fazer-lhe a guerra), mas deixar a consciência (não limitado ao pensamento) escolher por si própria. Um centro inteligente em harmonia com a natureza e aparentemente aleatório por não utilizar a escala dos nossos esquemas mentais.
Quando não conseguimos entender os projectos do outro e que temos o infeliz habito de fazer da nossa razão um dictador, temos provavelmente a sensação de vazio quando estamos confrontados com algo que se situa fora dos nossos automatismos.
Não é necessário de inventar um novo mundo, com o seu espaço intencionalmente alternativo, a parte, e provavelmente irrealista. Mu kamae é precisamente o contrario, é assumir a realidade, não como ela se apresenta nos nossos olhos ("bloqueados" por conceitos inconscientes predeterminados), mas como ela é, sem intelectualização estéril a este nível.
A realidade é Mu kamae, a harmonia com aquilo que nos rodeia.